sexta-feira, 14 de setembro de 2012

Como tirar a carteira de trabalho ?


Para entrar com os procedimentos para tirar a carteira de trabalho, você vai precisar de:


CPF
Comprovante de Residência
Duas fotos 3×4
Identidade ou registro de nascimento
Carteira de reservista (homens)
Passo a Passo
  1. Vá até um dos postos de atendimento do Ministério do Trabalho, os endereços poderão ser consultados diretamente no site da instituição no endereço eletrônico http://portal.mte.gov.br/portal.html.
  2. Apresente todos os documentos solicitados, é importante não se esquecer de nenhum deles, pois caso isso ocorra não será possível tirar a carteira.
  3. Espere o atendente preencher todos os campos necessários.
  4. Apresente as duas fotos 3×4, é importante que ela seja atual e tenha fundo branco, algumas vezes pode acontecer da foto não servir por não fixar o carimbo do ministério. Nesses casos o recomendado é fazer a foto no próprio local onde a carteira será feita, nos postos do ministério é disponibilizado esse serviço, com o pagamento de uma taxa.
  5. Espere a sua carteira ficar pronta, o documento é feito na hora, sem a necessidade de aguardar muito tempo, vale lembrar que a emissão do documento é totalmente gratuita.
  6. Confira todos os seus dados antes de sair do posto de atendimento, é muito importante que todas as informações estejam totalmente corretas, caso seja constatado algum erro, peça para ser corrigido imediatamente.

Dicas para tirar sua carteira

  1. A idade mínima para a retirada da carteira de trabalho é 14 anos, adolescentes que ainda não se enquadram nessa especificação não poderão solicitar o documento.
  2. Cuide muito bem da carteira de trabalho, guarde-a em um local seguro e apropriado, pois ela é o único registro oficial da vida do trabalhador, em caso de perda ou extravio será difícil consultar experiências de trabalho anteriores, isso poderá ser prejudicial na hora de conseguir uma nova colocação que exija experiência comprovada.
  3. Pessoas de outras nacionalidades precisarão consultar as condições de retirada da carteira de trabalho diretamente junto ao Ministério do Trabalho, pois nesses casos a documentação solicitada é diferente.
  4. Adquira uma capa para a sua carteira de trabalho, se necessário, para mantê-la ainda mais protegida.
  5. Ao começar em um novo emprego, verifique se o empregador preencheu corretamente todas as informações na sua carteira para evitar possíveis transtornos.
  6. Em caso de perda ou roubo faça o registro de ocorrência imediatamente e solicite uma segunda via.
A carteira de trabalho é a garantia que todos os direitos dos trabalhadores serão respeitados. Então é muito importante que todos os empregados sejam registrados no banco de dados do governo. Solicite logo a sua e boa sorte.

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